sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Entrevista com Roald Amúndsen




1- O elevado Costa e Silva (minhocão - de baixo para cima)  2- a evolução do logotipo "Globo" 3- O elevado de cima próximo da sede da TV Globo SP

BLOG: Porque o blog leva este nome? Roald - escolhi o nome para este blog - TV Globo "Anos Dourados", porque representa uma fase ímpar na história da TV Globo em São Paulo. Sem menosprezar a história atual da Globo em sua nova sede no bairro do Brooklin, a fase Praça Mal. Deodoro se tornou inesquecível para quem viveu e trabalhou nas 3 décadas em que a emissora esteve por lá.

BLOG: Três décadas? Por que este período de tempo? Roald - Porque foram 30 anos que a emissora ficou alí. Anos de intensa atividade política, social, o Brasil estava mudando, havia uma efervescência na sociedade brasileira e São Paulo refletia tudo isto. Nessas décadas acontecimentos importantes da história estavam ocorrendo. Após o incêndio do prédio da Rua das Palmeiras, 322 - no bairro de Santa Cecília - a TV Globo mudou-se em 1970 para a Praça Mal. Deodoro. Nas décadas de 1970, 80 e 90 foram anos dos GOVERNOS MILITARES, das GREVES do ABC, da morte do jornalista WLADIMIR HERZOG e do operário MANOEL FIEL FILHO, PRISÃO DE LULA NO DOPS., o MOVIMENTO PELA ANISTIA, as DIRETAS JÁ, COLLOR...SARNEY.... PLANO CRUZADO... CRIAÇÃO DO REAL.

BLOG: Você foi funcionário da TV Globo na Praça Mal. Deodoro? 
Roald - Sim, fui funcionário oito anos e testemunhei parte da história. BLOG: Como está a Praça Marechal hoje (2019), após a mudança da TV Globo? Roald - Hoje a região está muito degradada, há muitos cortiços, sujeira nas ruas, pontos de prostituição e de venda de drogas. Na época da TV Globo a região já era deteriorada por causa do Elevado (Minhocão), mas a presença da Globo valorizava a região, a movimentação de todos que trabalhavam alí, dava vida ao lugar, hoje está bem pior.

BLOG: O que você espera atingir com este blog? 
Roald - Espero resgatar através de fotos, textos e pelas amizades, a história da TV Globo na Praça Marechal Deodoro, pois poucas pessoas conhecem o que se passou por lá, quem eram os profissionais, qual a tecnologia usada, equipamentos e programas produzidos. O Brasil é um País de desmemoriados e acho importante resgatar parte desta história da televisão paulista e brasileira.
BLOG: Os prédios da Praça Marechal eram alugados pela Globo, você acha que eles poderiam ser reaproveitados?
Roald - Sim, eram alugados, na minha opinião eu acho que pelos trinta anos de história (de 70 a 1998) e pelo grande número de profissionais que passaram por ali, os dois prédios não deveriam ser entregues a própria sorte. A direção da Globo, através da Fundação Roberto Marinho poderia comprar os imóveis e utilizar aqueles dois prédios históricos para criar um Centro de Memória ou talvez um Museu da Televisão e também para finalidades educacionais. O Dr. Roberto Marinho sempre valorizou a preservação da história, haja visto que no Rio vários locais deteriorados e abandonados foram recuperados pela ação da Fundação. É um sonho que tenho!


BLOG: Como você vê a Tv Globo em sua nova sede no bairro do Brooklin? 
Roald - Vejo a nova sede como uma prova que a empresa cresceu, se modernizou ainda mais. A nova sede reflete sem dúvida os tempos de modernidade que a emissora vive, em tecnologia, equipamentos e estrutura.

Roald Amúndsen, jornalista da imagem, radialista, operador de câmera e iluminador criou este blog em novembro de 2009

Um comentário:

  1. Youtube - videoodl.cc - YouTube
    Youtube. งานออนไลน์ Watch video for free. youtube converter Voted Best GIFs on Vimeo. Search YouTube clips 1xbet korean for 'Videos' and more. Free videos.

    ResponderExcluir